Pretende-se o conhecimento e a compreensão das técnicas actuais para o design da experiência de serviços, em particular daqueles cuja realização incorpora ou depende essencialmente do design de formas inovadoras de interação com base em tecnologias de informação e comunicação. O aluno deverá ainda adquirir a capacidade de aplicar as técnicas de modelação de serviços em situações concretas, e a capacidade para avaliar o resultado do design de forma critica, face à experiência de uso pretendida.

Esta unidade curricular visa desenvolver nos alunos a compreensão da importância da aplicação de princípios de Acessibilidade e de Design Universal no design e desenvolvimento de sistemas interativos, destinados a pessoas com níveis de habilidade diferenciados e necessidades diversas, como por exemplo pessoas invisuais, surdas, ou de idade avançada. Pretende-se que o aluno seja capaz de:

- Compreender e distinguir entre os conceitos de design inclusivo, design universal, acessibilidade, e tecnologias assistivas.

- Compreender a importância do design e desenvolvimento de produtos que privilegiam a diversidade, e acomodam diferentes níveis de habilidade, deficiência, e incapacidade.

- Identificar, descrever, e compreender a aplicação dos princípios de design universal.

- Analisar e aplicar ferramentas que visam acomodar a diversidade de utilizadores.

- Desenvolver a capacidade para conceber, projetar, prototipar, avaliar e construir propostas de Design Universal/tecnologias assitivas.